quarta-feira, 25 de maio de 2011

Usina Geotérmica

O que é
Energia geotérmica ou energia geotermal é a energia obtida a partir do calor proveniente da Terra, mais precisamente do seu interior.

Como foi criada
Devido a necessidade de se obter energia elétrica de uma maneira mais limpa e em quantidades cada vez maiores, foi desenvolvido um modo de aproveitar esse calor para a geração de eletricidade. Hoje a grande parte da energia elétrica provém da queima de combustíveis fósseis, como o petróleo e o carvão mineral, porém, esses métodos são muito poluentes.

Impacto Ambiental e Pontos positivos e negativos
Aproximadamente todos os fluxos de água geotérmicos contém gases dissolvidos, sendo que estes gases são enviados a usina de geração de energia junto com o vapor de água. De um jeito ou de outro estes gases acabam indo para a atmosfera. A descarga de vapor de água e CO2 não são de séria significância na escala apropriada das usinas geotérmicas.
Por outro lado, o odor desagradável, a natureza corrosiva, e as propriedades nocivas do ácido sulfídrico (H2S) são causas que preocupam. Nos casos onde a concentração de ácido sulfídrico (H2S) é relativamente baixa, o cheiro do gás causa náuseas. Em concentrações mais altas pode causar sérios problemas de saúde e até a morte por asfixia.
É igualmente importante que haja tratamento adequado a água vinda do interior da Terra, que invariavelmente contém minérios prejudiciais a saúde. Não deve ocorrer simplesmente seu despejo em rios locais, para que isso não prejudique a fauna local.
Quando uma grande quantidade de fluido aquoso é retirada da Terra, sempre há a chance de ocorrer subsidência na superfície. O mais drástico exemplo de um problema desse tipo numa usina geotérmica está em Wairakei, Nova Zelândia.O nível do superfície afundou 14 metros entre 1950 e 1997 e está deformando a uma taxa de 0,22 metro por ano, após alcançar uma taxa de 0,48 metros por ano em meados dos anos 70. Acredita-se que o problema pode ser atenuado com re-injeção de água no local.
Há ainda o inconveniente da poluição sonora que afligiria toda a população vizinha ao local de instalação da usina, pois, para a perfuração do poço, é necessário o uso de maquinário semelhante ao usado na perfuração de poços de petróleo.



Fontes de energia geotérmica

Quando não existem gêiseres, e as condições são favoráveis, é possível "estimular" o aquecimento d'água usando o calor do interior da Terra. Um experimento realizado em Los Alamos, Califórnia, provou a possibilidade de execução deste tipo de usina. Em terreno propício, foram perfurados dois poços vizinhos, distantes 35 metros lateralmente e 360 metros verticalmente, de modo que eles alcancem uma camada de rocha quente. Em um dos poços é injetada água, ela se aquece na rocha e é expelida pelo outro poço e quando esta função acontece a água predominante na pedra penetra na mesma ocorrendo o processo de metabolização geotermica.
Esta é a melhor maneira de obter energia naturalmente. É necessário perfurar um poço que já contenha água e a partir daí a energia é gerada normalmente.

Vapor seco
Em casos raríssimos pode ser encontrado o que os cientistas chamam de fonte de "vapor seco", em que a pressão é alta o suficiente para movimentar as turbinas da usina com excepcional força, sendo assim uma fonte eficiente na geração de eletricidade. São encontradas fontes de vapor seco em Larderello, na Itália e em Cerro Prieto, no México.

11 comentários:

  1. Muito interessante mais um pouco assustador porque mata as pessoas.

    ResponderExcluir
  2. Todos comentando.... Profª Michelle
    Obs... não esqueçam de assinar o comentário!

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do blog, esta bem completo!

    Brenda 9° Ano

    ResponderExcluir
  4. O blog esta muito legal e com bastante informaçoes!

    Victória 9° ano

    ResponderExcluir
  5. O blog esta bastante completo e quem prescisar de informação aqui tera!

    Micaelle 9°ano

    ResponderExcluir
  6. Parabens.. o blog de vcs tah mt legal, mas como a carol disse, um pouco escuro,e assustador.
    mas enfim..
    a energia geotermica é mt interessante, mas quem diria que poderia ser tão prejudicial.

    : Bruna

    ResponderExcluir
  7. muito interessante e criativo

    antonio 9ºano e kaique 9ºano

    ResponderExcluir
  8. bom eu gostei muito desse trabalho un ponto negativo e que o vapor dese agaua deixa a plantas secas e um ponto positivo e que é uma energia mais limpa_____yasmin *___*

    ResponderExcluir
  9. bem, mesmo sendo do grupo deste trabalho, achei muito bom e interessante, abordando bem o assunto

    Risso

    ResponderExcluir
  10. Eu achei muito interessante, porque você aprende sobre a energia geotérmica, de um geito muito resumido e facíl de enteder.É a melhor maneira de se obter energia naturalmente, por que não puluio meio ambiente !

    Claudinha' ♥

    ResponderExcluir
  11. Comentários sobre o tema!!!
    Não quero somente interessante....
    Certo!

    ResponderExcluir